quinta-feira, julho 07, 2005
Impotência...perante os atentados
Os atentados terroristas em Londres mataram pelo menos 33 pessoas, confirmaram as autoridades britânicas esta tarde (15:30). O número de vítimas mortais deverá aumentar, já que a polícia ainda não adiantou o número de pessoas que morreram na explosão do autocarro.
As equipas de socorro, também presentes na primeira conferência de imprensa realizada após os atentados, deram conta de 345 feridos, 45 dos quais em estado grave.
Alguns órgãos de comunicação social estrangeira referem o facto das estações televisivas britânicas, em especial a SkyNews, estarem a mostrar imagens «limpas», sem ser possível identificar pessoas gravemente feridas. O El Mundo online relembra que a fotografia de um jovem madrileno sentado no chão com um olho inchado e ensanguentado deu a volta ao mundo numa questão de minutos logo a seguir ao 11 de Março. Os órgãos de comunicação social britânicos estão a evitar que algo semelhante se passe agora em Londres.
Segundo a polícia metropolitana, estão confirmadas quatro explosões que atingiram uma, as estações de metropolitano de Russell Square e King's Cross, outra, as estações de Moorgate, Aldgate e Liverpool Street, outra ainda, a estação de Edgware Road, e uma quarta num autocarro em Tavistock Square, perto de Russell Square. Informações avançadas por sindicatos do sector dos transportes, que davam conta de explosões em dois outros autocarros, não foram confirmadas pela polícia.
Tudo isto é vergonhoso e de uma cobardia sem tamanho... Matar inocentes não lhes resolve nada, se é que há alguma coisa para resolver...que eu duvido.