terça-feira, agosto 23, 2005

Hà Coisas... que nunca mudam
















Ele há coisas que nunca mudam...ou não!
Os incêndios, são como a crise em que actualmente o país vive, ou seja, enquanto houver pessoas a encherem os bolsos com ambos eles não acabam! Daí que um património como Coimbra, cuja a importância e a história ultrapassou hà muito as fronteiras nacionais, esteja a ser destruída de forma tão rápida que nem as mentes mais distruidoras poderiam prever. Hoje é infelizmente, vulgar assistirmos aos relatos das pessoas que vêm o trabalho de uma vida desaparecer com a ajuda de uma chama que alguém acendeu, sem ter (ou não) noções das consequências que dai viriam... São incalculáveis os custos desta distruição, que como é óbvio não se resumem aos bombeiros, que perderam a vida, aos civis que perderam a vida, as casas ou a alegria de viver... vai para além disso...muito para além disso.
Daqui a pouco tempo veremos a entrada em cena dos "pato-Bravos", ou para ser mais correcto, os ditos construtores civis, de bolso cheio, criar um novo empreendimento turrítico (como agora acontece no Algarve, que há dois anos ardeu sem parar), alegando com a ajuda do governo que é parte do desenvolvimento do país!
A tristeza que me envade a alma, leva-me a constactar que o nosso governo que assiste impávido e serreno, dizendo em alto e bom som, que há " mecanismos que estão em curso para salvaguardar os interesses das populaçãoes atngidas..." é tal como os anteriores, um governo terceiro mundista, a quem saiu a sorte grande (tipo Euromilhões) e como bónus governam este maravilhoso país à beira mar plantado.
Combater os incêndios é muito dificil, quando as medidas de prevenção... não passam das palavras ou do papel...