quinta-feira, outubro 25, 2007

Gerir Pessoas - 3 Ideias Básicas

Na sequência do post anterior, vou devagar (não mais do que isso) sobre 3 das ideias básicas para a gestão de pessoas:
  1. As pessoas não são robot's - Elas pensam, têm ideias próprias e sentimentos
  2. Nenhuma pessoa atinge objectivos se estes não forem estipulados, definidos e temporizados de forma clara
  3. Satisfação e Motivação, são dois conceitos fundamentais a ter em conta na gestão de pessoas

Naturalmente, que estou a falar do "B.A.BA" para uns do "A.B.C" para outros e de patetices para outros tantos, mas vejamos:

  • É do senso comum ouvir-se dizer " Gerir Pessoas não é fácil...", eu ingénuo como sou discordo desta frase de algibeira. Pois é facil gerir pessoas, e para tal basta partir do principio que estas pensam, podem ter uma ideia melhor de como fazer a sua tarefa (aquela que ela é especialista) do quem gere e não está focada num determinado processo, e também têm sentimentos. Logo pensando deste modo devo enquanto gestor ter capacidade para: Saber ouvir, pois só dessa forma um gestor consegue perceber a forma de pensar da pessoa que gere, e através desse método conseguir comunicar com a pessoa a quem tem que gerir. Ter capacidade de comunicação, quem não sabe comunicar não pode gerir pessoas. o Saber comunicar implica ter meios e linguagens perceptíveis para quem ouve (basicamente não pode falar chinês com um japonês que não percebe chinês) ter a humildade para saber que por ser "o chefe" (digo chefe, porque um líder tem estes ABC's assimilados) não é o supra sumo da sabedoria, e como tal também comete erros e quando os comete as pessoas envolvidas detectam-no, e ao detectarem isso, e por terem sentimentos ficam magoadas por ver " o chefe" atribui responsabilidades a outrem sacudindo a água do seu capote. São a primeira demonstração do sentimento das pessoas que não são robot's. A outra demonstração vem na satisfação/motivação.
  • Se quem gere pessoas não define objectivos às suas pessoas, não pode ter nem deve exigir resultados. Pelo simples facto de que ninguém pode atingir um fim que não sabe qual! Por outro lado se se estipula um objectivo deve-se facultar os meios, pois sem eles não há como chegar aos fins. Problema existe quando hoje o vulgar é as pessoas não terem a devida recepção quando por exemplo são contratas e abandonadas às suas tarefas. Sem o correcto acompanhamento não objectivos atingidos. (num outro post vou aprofundar este assunto)
  • Por fim (Se quizerem o C deste post) uma pessoa satisfeita apresenta determinados resultados, positivos claro está, mas em qualquer exemplo que possa existir nada supera a motivação. Se não pensem nisto, se eu ganhar 100 mil euros ano (quem dera, lá se ia estas teorias heheheh), para uma tarefa que vale 50 mil, estarei naturalmente satisfeito, mas será que estaria motivado para isso? Podia não estar. O rendimento da pessoa pode ser minimo mesmo estando ela satisfeita. Se quem gere se baseia só num indicados nomeadamente a satisfação, corre o risco de ter uma pessoa estagnada. Relativamente à motivação, é possivel ter uma pessoa motivada, que está insatisfeita, mas apresenta resultados melhores do que quem está satisfeito e desmotivado (esta realidade conheço bem), porque? Simples, as pessoas pensam, fazem contas, e têm sentimentos (tambem vou aprofundar mais à frente)

Um bem haja

terça-feira, outubro 23, 2007

Gerir Pessoas - Teorias

A Gestão dos recursos nas empresas é o principal factor de sucesso, e de diferenciação entre uma boa e uma má empresa, entre uma grande empresa e uma pequena empresa, entre o sucesso e o insucesso.
É facil identificar uma empresa de sucesso, não só pelo resultado que apresentam ao final de cada exercicio, mas tambem pela motivação representada pelos seus recursos. Numa empresa onde os recursos são bem geridos a probalidade de sucesso é infinitivamente maior de que numa empresa onde os recursos são desrespeitados, desvalorizados e mal geridos.
Naturalmente todos os gestores, concordaram com este primeiro paragráfo.
Intimamente ou não todos assumiram que não existe aqui nenhuma novidade, e que são optimos gestores que têm pessoas motivadas e desmotivadas como é normal porque não se agarada a gregos e a troianos, e há pessoas mais inteligentes que outras, blá, blá blá.
Diria eu que o normal é haver muitos a pensarem dessa forma, que é o mais facil. A auto-critica é o factor mais dificil de assumir por quem cegamente faz o trabalho e se pega à máxima de que sempre funcionou e portanto não há que mudar. Será assim mesmo? Os metodos de gestão utilizados no seculo XX estão actuais para o seculo XXI? Gerir pessoas é igual para qualquer empresa? É ou não importante traçar objectivos diferenciados por pessoas, departamentos e áreas de intervenção?
É sobre isso que me vou debroçar esta semana.