terça-feira, novembro 06, 2007

Cause To Love you

When I'm feeling down
Nothing seems ok
I see her eyes and I believe I'll find a way
When I'm feeling down
Things don't go so well
I see her eyes and I forget the tears that fall
When I'm alone in the street
And I'm scared and tired
For the first time in my whole life I felt desire
When I'm far from home
And I just don't want to be found
I run into your arms and they bring my feet back to
the ground!
Cause to love you means so much more
When I need to cry you make me try
I want to die and ask me why
'Cause I can't fight no more
When I'm feeling down
Nothing seems ok
I see her eyes and I believe..
we'll find a way
I'm alone in the street
And I'm scared and tired
For the first time in my whole life I felt desire
When I'm far from home
And I just don't want to be found
I run into your arms and they bring my feet back to
the ground!
Cause to love you means so much more
Cause to love you means so much more
When I wanted to stop
When I wanted to fail
I saw your eyes and I believed there's so much more...
So much more... so much more...

segunda-feira, novembro 05, 2007

Gerir Pessoas IVª Parte: Acompanhamento

Há uns tempos num almoço, dizia eu a uma pessoa que trabalha comigo sobre alguém que tinha saido, da empresa:
  • " O problema foi ela ficar à espera que a todo o momento eu lhe desse os parabéns por qualquer coisa que tivesse feito. Pois eu não faço isso, com essa simplicidade porque se não deixa de ser um acto sincero e passa a ser banal... Etc!"

Pois bem, foi-me transmitido após esse comentário, que o que para mim podia ser banal para o outro podia ser reconhecimento, mesmo sendo algo que a pessoa faz todos os dias e que lhe compete por ser inerente ao seu trabalho o reconhecimento é o reconhecimento.

Sai eu do almoço, teimoso como sou a pensar, pois por essa ordem de ideias tenho que passar a vida a dar os parabéns à malta.

Passei algumas semanas a matutar nisso, e hoje diria que estava parcialmente errado, e que a minha companhia de almoço estava totalmente correcta. Tudo por causa do Acompanhamento.

Se sou defensor que as empresas devem preparar a admisão de um novo elemento e saber ao promenor o que ela irá fazer no futuro, criando dessa forma um plano de acompanhamento step by step, inclusivé criar condições para que essa nova pessoa tenha acompanhamento a 100% que inclui desde que entra até ao momento que sai, mantendo-se acompnhada até na hora do almoço, devo então garantir que durante a sua estada na empresa essa pessoa deverá sentir que o seu trabalho é acompanhado ao promenor, deverá também ter feed back do que faz, mesmo quando faz tudo bem.

Pois sem acompanhamento a verdade é que não se pode avaliar correctamente o trabalho de uma pessoa. Por outro lado pode-se tal como eu fazia, deixar a análise de cada um para as reuniões periódicas para dar o respectivo feed back, todavia, devemos ter em conta que se pela positiva o feed back deve ser dado no momento, o mesmo acontece pela negativa. Quanto mais cedo transmitirmos a informação, melhor a acaeitação, melhor o impacto e melhor o resultado. Dessa forma o nosso "parabéns, bom trabalho" não será banal, antes pelo contrário. Por outro lado é possivel em conjunto definir novos e mais exigentes objectivos, mantendo o nível motivacional de forma elevada e sustentada. Este método permite que aquando de um erro ou falha no processo, a repreenção, ou chamada de atenção seja aceite do mesmo modo e com o mesmo à vontade que o elogio.

Porquê? Pelo simples facto de estarmos focados no desempenho profissional e não na pessoa. Qualquer eleogio ou chamada de atenção fora de horas, poderá ser entendido como "ataque pela positiva ou negativa" à pessoa e não ao seu trabalho.

Até já:-)