sexta-feira, julho 15, 2005

Até já...fantásticos consumidores deste humilde espaço...


É chegada a altura + desejada do ano... as férias... tempo de recuperar forças, estar com quem gostamos, consumir o que gostamos...relaxar na plenitude...
Este ano tenho vários motivos para festejar, acreditem muitos... em termos pessoais tudo corre até agora como o desejado, sou feliz no meu mundo...embora não tanto com o mundo que me rodeia... esse mundo cruel que lemos e vemos todos os dias onde injustiças e terrorismos acontecem a cada segundo... Não é facil fazer a separação dos dois mundos... é mesmo impossível, mas desde cedo, como muitos tinha e tenho o sonho de mudar o mundo, e cedo aprendi que para o fazer teria que primeiro mudar aquilo que está à minha volta... o meu mundo, e creio que isso é de facto uma realidade... os problemas existem, as chatices...tudo existe...menos injustiças, terrorismos, futilidades de um mundo azedo, etc... vou mas volto, com os mais projectos pessoais para realizar... Em termos profissionais, nada é como desejado...Não se pode ter tudo diriam alguns...mas eu não me acomodo nisso... Não sou comodista, e por isso a mim ninguém me virá um dia "sentado num jardim com a boca escancarrada sem dentes à espera da morte chegar" como canta Caetano Veloso... pois continuarei a lutar para atingir os meus objectivos... Eu sou e continuarei a ser feliz, respeitanto tudo e todos e lutando pelos meus objectivos, e tendo muitos amigos como eu sempre tive....

Boas Férias para todos... Até já!

quinta-feira, julho 14, 2005

A Carta - Dos Toranja



Não falei contigo
com medo que os montes
e vales que me achas
caíssem a teus pés...
Acredito e entendo que
a estabilidade lógica
de quem não quer explodir
faça bem ao escudo que és...

Saudade é o ar
que vou sugando e aceitando
como fruto de Verão
nos jardins do teu beijo...
Mas sinto que sabes que sentes também
que num dia maior serás trapézio sem rede
a pairar sobre o mundo
e tudo o que vejo...
É que hoje acordei e lembrei-me
que sou mago feiticeiro
Que a minha bola de cristal é feita de papel
Nela te pinto nua
numa chama minha e tua.
Desconfio que ainda não reparaste
que o teu destino foi inventado
por gira-discos estragados
aos quais te vais moldando...
E todo o teu planeamento estratégico
de sincronização do coração
são leis como paredes e tetos
cujos vidros vais pisando...
Anseio o dia em que acordares
por cima de todos os teus números
raízes quadradas de somas subtraídas
sempre com a mesma solução...

Podias deixar de fazer da vida
um ciclo vicioso
harmonioso do teu gesto mimado
e à palma da tua mão...
É que hoje acordei e lembrei-me
que sou mago feiticeiro
e a minha bola de cristal é feita de papel
Nela te pinto nua
Numa chama minha e tua.
Desculpa se te fiz fogo e noite
sem pedir autorização por escrito
ao sindicato dos Deuses...
mas não fui eu que te escolhi.
Desculpa se te usei
como refúgio dos meus sentidos
pedaço de silêncios perdidos
que voltei a encontrar em ti...
É que hoje acordei e lembrei-me
Que sou mago feiticeiro...
...nela te pinto nua
Numa chama minha e tua.
Ainda magoas alguém
O tiro passou-me ao lado
Ainda magoas alguém
Se não te deste a ninguém
magoaste alguém
A mim... passou-me ao lado.

Criar Empresas Numa Hora...é de Aplaudir

Como não gosto só de falar mal (entenda-se criticar) apresento uma medida deste pseudo governo que é de aplaudir...resta saber se funciona.
Iniciativa - Sócrates anuncia arranque de novo sistema para criar firmas. Empresas na hora.
Os notários vão deixar de ser necessários no novo processo de criação de firmas. A criação de empresas na hora, uma medida aprovada recentemente em Conselho de Ministros, já é uma realidade em Portugal. Hoje, o primeiro-ministro anuncia em Coimbra e Aveiro e onde funcionam dois projectos-piloto desta iniciativa, o arranque de uma das iniciativas mais emblemáticas do Governo para assegurar a “revitalização da economia e modernizar a Administração Pública”. Pela constituição de uma empresa nova, os empresários vão poupar cerca de 300 euros.
Com as preocupações do Executivo centradas na recuperação da economia, depois de apresentadas as linhas de combate ao défice do Orçamento do Estado, José Sócrates vai sublinhar mais uma vez que “o Governo está a fazer tudo para criar condições na Administração Pública que permitam tratar melhor quem investe e quem é empreendedor”.A partir de Coimbra, Aveiro, Moita e Barreiro, o Governo avança com um sistema simplificado de criação de empresas, a fim de “combater a burocracia”. O sistema, que irá estar em experimentação até ao final do ano, será avaliado nos próximos meses. Se a criação de ‘empresas na hora’ corresponder às expectativas do Governo, a iniciativa será posteriormente alargada a outras regiões do País. Por este sistema simplificado de constituição de firmas, um cidadão, quando sai de um dos centros-piloto, está em condições de iniciar a sua actividade empresarial no dia seguinte. É que a nova modalidade de criação de empresas já contempla uma lista de 500 nomes de empresas pré-aprovada, com o pacto social, o número de identificação de pessoa colectiva, de identificação fiscal e da Segurança Social. A partir deste momento, o nome da empresa será publicado num site da internet pela Conservatória do Registo Comercial. E, por isso mesmo, deixa de ser obrigatória a sua publicação em Diário da República, como acontece agora. Os custos de constituição vão ser mais baixos.

CUSTOS ATRACTIVOS . Os custos de criação de uma empresa em Portugal ficam agora bastante mais baixos do que em alguns países europeus. Se em Portugal o registo fica num valor total de 360 euros, com um desconto de 60 euros para empresas de novas tecnologias ou de investigação e desenvolvimento, em Espanha as despesas totais oscilam entre 734 euros, no caso de empresas com capital de cinco mil euros, e 1780, quando o capital é de 50 mil euros. Já em França o custo total ascende a 532 euros e na Alemanha vai mesmo aos 860 euros. No reino Unido, por seu lado, a despesa total é apenas de 20 euros, para um serviço normal entre três e dez dias úteis, e 80 euros, no próprio dia.
NOVAS CONDIÇÕES
6 LOCAIS As empresas na hora criam-se nas conservatórias de Coimbra, Aveiro, Moita e Barreiro e no registo comercial dos Centros de Formalidade de Empresas de Coimbra e Aveiro.
PREÇO A criação de uma empresa vai custar, através deste sistema, 330 euros, acrescidos de 30 euros para publicação na internet e imposto de selo. Há um desconto de 60 euros em inovação.
ACESSO Apesar de esta iniciativa estar localizada apenas em 6 sítios, todos os cidadãos do País podem dirigir-se ali para criar empresas. E o mesmo acontece aos estrangeiros.
Noticia de : António Sérgio Azenha publicada no Correio da manhã

quarta-feira, julho 13, 2005

Se de repente tudo mudasse?


E se derepente... as imagens e conceitos, principios...tudo o que temos como adequirido mudasse?

Como seriam as nossas vidas?

Quando pintei este quadro...pensava nisso precisamente, ou seja, virar a minha vida do avesso e depois voltar a colocar como estava...só para ter a sensação...de desordem.

Este quadro, tem vários sentidos, um dia destes contovos o sentido que lhe dou...entretanto digam-me vocês o que acham.....

terça-feira, julho 12, 2005

Portugal...em Chamas


Em Portugal temos uma forma diferente de terrorismo...à qual aparentemente não se consegue dar a resposta adequada.
Teóricamente é + fácil combater o nosso terrorismo do que aquele que invade os nossos teleivisores diáriamente, provenientes de Londres, Iraque, Madrid, só para citar alguns... O nosso, passa pela prevenção que não existe, pelo sentido cívico que não existe, pela respponsabilização adequada, que não exite, pelo investimento correcto que não existe... Ou seja, o ministro da administração interna diz que o orçamento para o combate aos fogos nunca foi tão grande! Eu ignorante como sou pergunto, e o resultado disso, onde está? Em Gondomar? Na Maia? Nos 30 distritos do Porto que já arderam? Em Torres? Hã? desculpe não ouvi... pode repetir?
Naturalmente que investir muito e mal, mais vale não invetir... Se esse investimento é para anualmente as familias continuarem a sofrer como sofrem... a floresta a morrer como morre, os animais a morrerrem como tem acontecido, mais vale estarem quietos.
Mas há mais, cabe muito aos cidadãos cumprirem com as medidas de prevenção ao nosso alcance e daqui humildemente faço um apelo, se fazemos muito...temos que fazer mais! Se virmos fazer mal dinunciamos!Eu tal como muitos outros não sente e não vive a problemática dos incêndios como aqueles que têm as suas casas nas zonas de perigo... mas nem por isso deixo de consederar este problema como meu.
Aos ditos responsáveis pela defesa e implementação de politicas de prevenção... peço-vos deixem-se de show off... Trabalhem!

segunda-feira, julho 11, 2005

Novo Código do Trabalho


O PM de Portugal pediu-me para divulgar uma vez que andam revoltados com ele (não sei porquê):

Os portugueses vão fugir para Marte, por causa deste novo código:

INDUMENTÁRIA:
* Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com oseu Salário.

* Se o virmos calçado com uns ténis Adidas de 100EUR ou com uma bolsa Gucci de 150EUR, presumiremos que está muito bem de finanças e portanto, não precisa de aumento.

* Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e portanto, não precisa de aumento.

* E se ele se vestir no meio termo, estará perfeito e portanto, não precisade aumento.

AUSÊNCIA DEVIDO A DOENÇA:

* Não vamos mais aceitar uma declaração do médico como prova de doença.
* Se o funcionário tem condições de ir até ao consultório médico, pode vir trabalhar.

CIRURGIA:
* As cirurgias são proibidas.
* Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos osseus órgãos, portanto, não deve pensar em tirar nada. Nós o contratámos inteiro.
* Remover algo constitui quebra de contrato.

AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
* Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais, em cada ano.Chamam-se Sábados e Domingos

FÉRIAS:
* Todos os funcionários deverão gozar férias nos mesmos dias de cada ano.
Os dias de férias são:
1 de Janeiro,
25 de Abril,
1 de Maio,
10 de Junho,
15 de Agosto,
5 de Outubro,

1 de Novembro,
1, 8 e 25 de Dezembro.

AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:

* Esta não é uma justificação para perder um dia de trabalho. Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos.

* Todo o esforço deverá ser empenhado para que os não-funcionários cuidem dos detalhes. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde. Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.

AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:

* Isto será aceite como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos 15 diasde aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

O USO DO WC:

* Os funcionários estão a passar tempo demais na casa de banho.
* No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo, todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre as 9:00 e 9:20, aqueles com a letra 'B' entre 9:20 e 9:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte.

*Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Ambos os chefes dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito.
* Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3 minutos nasanita. Acabando esses 3 minutos, um alarme tocará, o rolo de papel higiénico será recolhido, a porta da sanita abrir-se-á e uma foto será tirada. Se for de repetente, a foto será afixada no quadro de avisos e Intranet do Serviço com o título 'Infractor Crónico'.

A HORA DO ALMOÇO
* Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis.
* As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano.
* Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar uma salada e um moderador de apetite.
Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa.
Estamos aqui para proporcionar uma experiência laboral positiva. Portanto, todas as dúvidas,comentários, preocupações, reclamações, frustrações, irritações, desagravos, insinuações, alegações, acusações, observações, consternações e 'quaisquer outras ... deverão ser dirigidas para outro lugar.Tenham uma boa semana.

A última semana... antes da primeira


Pois é pessoal,
começa hoje a última semana, antes do descanço, do guerreiro...
Pois é, para a semana começam as férias, mais que merecidas, digo eu e diz também quem aqui no escritório me atura... pois...não é facil.

Esta é mais uma imagem marcante...cujo o autor desconheço, e cuja a qualidade impressiona...
Um copo de vinho, tinto delicioso à espera de ser consumido e saboreado, parte-se do nada... um pouco como no nosso dia a dia... um desejo guardado, tão próximo de ser atingido...destroi-se repentinamente...
Sobem os preços, os impostos o desemprego, a confusão política... a desordem social, os atentados... a confusão instalada... Obras por acabar, politicos com visão de bolso... enfim.... Por falar em política, vejam que o maior partido da oposição não se encontra, o auto-designado lider partidário é posto na linha por contrariar um comentário de indole condenável por parte do Alberto João Jardim... a minha questão é.... porque é que eu continuo a pagar para estes palhaços de mentes brilhantes do tamanho de uma formiga continuarem a tentar governar o meu país? Alguém me explica????