quinta-feira, agosto 30, 2007

Antonio Puerta

António Puerta
O futebol, esse desporto de massas, que leva ao delirio por vezes doentio, é por norma algo... Devertido, alegre, festivo, diria algo extraordinário.
António Puerta era tambem (por aquilo que se via) relativamente ao jogo um futobolista de eleição. Não era virtuoso, era aquilo que qualquer equipa precisa, um jogador com fibra, com raça, com ganas e jovem cheio de talento.
Mas, quiz o destino que ele se juntasse a tantos outros que por esse mundo fora tem sofrido desta malapata que é a "morte súbita" no futebol. Tem sido um tormento, são inúmeros os casos idênticos... Ontem António Puerta foi a enterrar e já se sabia que em Israel outro jovem jogador teria o mesmo destino, logo me veio à cabeça o meu amigo Hugo Cunha, ou o admirável Miklos. Enfim.
Aos meus amigos profissionais de futebol que jogam e fazem deste desporto a sua profissão e o garante do seu futuro, dou os meus pesames, porque sei que todos sentem de forma profunda e diferente de todos nós estas perdas. Mas peço-lhes tenham cuidado com o que tomam, para recuperar do desgaste fisico, para as mazelas e que fundamentalmente não conhecem os efeitos secundários. Porque quando jovens com 20,22,25 anos caem assim do nada porque o coração não se aguenta ou o cérbero, não é normal.
O mundo do Futebol está triste, todos os dias surge a questão " Alguém fará alguma coisa?"... a resposta é não! Infelizmente este negócio é demasiado rentável. Os homens são meramente instrumentos, peças do teatro dos sonhos do povo, para que uma minaria receba milhares de euros...