segunda-feira, setembro 10, 2007

Momentos Marcantes


Momentos que marcam...são poucos
P.S- Este post é uma "carta aberta" ao Nuno Alves e a todos aqueles que comigo privaram durante 3 Maginificas épocas.
Há momentos marcantes... todos tempos, eu felizmente tenho os meus e felizmente tambem são mais os momentos felizes do que os menos felizes.
O projecto Fontainhas terminou, para mim não como gostaria, é um facto. Mas a vida tem destas coisas. Relativamente ao Fontas, vou sempre recordar a luta que deu, as poucas condições que me foram dadas, as maginificas pessoas que conheci e os excelentes jogadores, a excelente equipa que foi possivel criar, donde muitos nem um chuto numa bola sabiam dar!
O que recordo do Fontas foi que estivemos quase, muito próximos mesmo de subir de divisão de ganhar o campeonato, de brilhar! Tivemos todas as condições? Não claro que não! Era possivel fazer mais? É sempre possivel fazer mais, neste caso concreto era muito dificil mas era sempre possivel. Fizemos o possivel.
Agradeço, ao Fontas, o prestigio que nos possibiltou criar, agradeço a visibilidade que nos deu. Agradeço aos jogadores que estiveram sempre comigo de forma incondicional, agradeço aos pais que ainda hoje me apoiam e enviam mensagens carinhosas com votos de sucesso para o futuro.
Fizemos um trabalho absolutamente fantástico nestes 3 anos. Foi gratificante ao final de cada época ver jogadores sairem sempre para clubes de divisões superiores e melhores. Foi gratificante receber sempre 3 a 4 convites para ir treinar clubes com condições muito melhores onde a probalidade de falhar era muito reduzida. No Fontas o risco é muito maior, porque falta tudo...menos o ambiente esse é fantástico. Entrar numa cabine e ouvir "niguém pára o fontas", logo após um apuramento é muito bom... entrar em Alcochete dois anos seguidos e fazer tremer o SCP, obrigando-os a irem buscar todas as suas forças para baterem uma equipa organizada e cheia de ganas, é também inexquecivel.
Também houve maus momentos, deixámos que os velhos do restelo e as maças podres internas nos limitassem o sonho, e ai falhei redondamente, enquanto treinador, enquanto pessoa em quem os jogadores acreditaram sempre!
Mea Culpa.
Chegou ao fim, ficam os laços com os jogadores e esses são fortes. É bom ver os que foram jogar para o campeonato nacional, para a Honra e para a I divisão a dar cartas. É bom para mim ter finalmente aceite o convite para treinar a divisão de Honra, onde a unica coisa que me pedem é... "Não subas de divisão!"
É um pedido estranho, mas sincero e frontal. Dessa forma saberei sempre qual é a dimensão do quase.
A todos os jogadores que me ajudaram a crescer, o meu muito obrigado. Se o que fiz foi bom, ou optimo como alguns dizem, a culpa foi vossa, sem vocês nada disso era possivel. Quando me faltaram forças foi a vossa irreverência que me levantou, quando a meio da época fiquei saturado dos velhos do restelo e das maças podres vocês juntamente com o Grande Carlos Santos conduziram-me até ao fim. E isso meus amigos só é possivel nas grandes equipas. E nós formamos uma grande equipa, unida umbilicalmente de forma forte nos bons e nos maus momentos.
Hoje estou preparado para enfrentar um campeonato e lutar de igual para igual com Benfica, Sporting, Estrela, Belenenses e restantes "galacticos".... preparado para ganhar e perder, como sempre. Mas com a humildade para saber que nada conseguirei sem uma quipa, nada conseguirei sem jogadores, e nada conseguirei se não tiver forças para tentar fazer hoje mais e melhor que ontem.
Sabem e sei que não preciso de o dizer que aqui têm um amigo para qualquer altura que precisarem, que os meus contactos continuaram a ser sempre os mesmos, que vou continuar a acompanhar-vos sempre, estejam vocês onde estiverem nunca estão sozinhos.
E num futuro não muito distante haverá a hipotese de voltar a estarmos juntos, numa outra equipa com outros objectivos. Agora porque a distância é grande e só por isso não estamos juntos.
Obrigado Nuno pelas tuas palavras, obrigado por tudo como amigo, foste excepcional, tal como o foste como jogador. Do teu potencial nunca duvidei, porque tens uma qualidade muito acima da média. E isso vê-se pelo facto de seres juvenil e estares na primeira divisão de juniores. Não me agradeças, continua a crescer e vais longe. Quando as coisas correm mal estou aqui. Tal como disse ao Fred, Diogo, Miguel. Samuel, tambem to digo a ti, têm qualidade para jogar em qualquer equipa de juvenis de qualquer campeonato, viu-se com o Diogo, viu-se com o Fred, vê-se contigo. Vais longe, não te percas.
Relativamente ao teu comentário no Post, falta-me muito para chegar lá, nem sei se chegarei porque esse não é o meu objectivo. Quero continuar ligado aos escalões jovens porque é onde me sinto bem. Este ano recusei duas equipas de séniores... mas não sabemos o dia de amanhã.
A todos o meu muito obrigado.