segunda-feira, maio 12, 2008

Os Melhores nunca partem


El Regista, O Maestro, príncipe de Florença, O Astro,
O Magnifico, O 10...

Faltam adjectivos para descrever RUI COSTA.

Os que me conhecem sabem que o meu gosto pelo futebol não é estanque aos clubes, às selecções, a este ou aquele jogador. Gosto muito mais do que cada equipa pode fazer, do que o grupo consegue, do que aquilo que individualmente se obtém.

Mas também é sabido que há jogadores que me marcaram. Rui Costa foi e é o meu maior ídolo. Nunca admirei tanto um jogador como admirei Rui Costa. Desde os 13/14 que diariamente acompanho este magistral jogador. Diria que desde que em 1991, em pleno estádio da luz frente a Austrália ele garantiu com um golaço a abertura de caminho a Portugal para que Portugal chegasse a campeão do mundo. As lágrimas que le escorreram pela cara deu-lhe o atributo que me faz gostar de um ou outro jogador especificamente: O amor por aquilo que faz e a emoção que emana na sua profissão.

Rui Costa foi sem dúvidas um dos melhores jogadores do mundo, e isso pouco se deve há minha admiração, foi-o em 1991, no campeonato do mundo de sub-20. Foi em 1993 quando lançado contra o gigante Arsenal não se amedrontou, pegou na batuta e levou o Benfica a mais uma final da Taça dos Campeões Europeus, foi-o em 1994 quando levou com uma equipa fantástica o Benfica a Campeão da Europa, foi em Florença quando levado por um presidente que já o considerava o melhor do Mundo, chegou viu e venceu, pouco tempo depois levantava a Taça de Itália e fazia com que os Florentinos ficassem à sua espera até às 4:00 da manhã em pleno estádio até que ele levasse a taça e aparecesse ao Publico. Passou nessa altura a ser príncipe numa cidade que ainda hoje o idolatra como se mais ninguém passasse por aquele clube. No Milan não foi diferente foi e Bojan fez questão de o entregar a camisola 10 em Mãos, dizendo " com Rui Costa no Milan, não faz sentido vestir eu a Camisola 10". Na selecção brilhou, carregou Portugal em situações muito complexas, no campeonato do mundo de sub-20 foi o segundo melhor jogador atrás de Emilio Peixe, no apuramento para a sua primeira grande prova foi simplesmente brilhante, e teve em Futre, Figo e João Pinto os pilares necessários para levar Portugal até ao Euro 96, onde Portugal brilhou até aparecer poborsky. Marc Batta não o deixou ir ao mundial de 98, tendo lhe atribuído um cartão vermelho único na história do Futebol. Foi Brilhante em 2000, o melhor em 2002 e em 2004, quando deixou a selecção, foi ele a marcar o golo mais belo da prova .

Rui Costa não foi oficialmente considerado o melhor do mundo, porque faltou polémica ao seu trajecto futebolístico. Se tivesse aceite sair de Florença para Barcelona teria certamente conseguido. Por amor à cidade ficou, e ai perdeu a oportunidade de ser o melhor do mundo.
Mas isso aconteceu a outros jogadores que também muito adminirei. Aqui fica a lista daqueles que para mim foram sem dúvidas os melhores. À excepção do Rui Costa que foi claramente o mais, os restantes não têm uma ordem definida:
  • Rui Costa
  • Redondo
  • Futre
  • Seedorf
  • Baggio
  • Valdo
  • Mendieta
  • Baresi
  • Zola
  • Eric Cantona
  • Zidane