terça-feira, outubro 23, 2007

Gerir Pessoas - Teorias

A Gestão dos recursos nas empresas é o principal factor de sucesso, e de diferenciação entre uma boa e uma má empresa, entre uma grande empresa e uma pequena empresa, entre o sucesso e o insucesso.
É facil identificar uma empresa de sucesso, não só pelo resultado que apresentam ao final de cada exercicio, mas tambem pela motivação representada pelos seus recursos. Numa empresa onde os recursos são bem geridos a probalidade de sucesso é infinitivamente maior de que numa empresa onde os recursos são desrespeitados, desvalorizados e mal geridos.
Naturalmente todos os gestores, concordaram com este primeiro paragráfo.
Intimamente ou não todos assumiram que não existe aqui nenhuma novidade, e que são optimos gestores que têm pessoas motivadas e desmotivadas como é normal porque não se agarada a gregos e a troianos, e há pessoas mais inteligentes que outras, blá, blá blá.
Diria eu que o normal é haver muitos a pensarem dessa forma, que é o mais facil. A auto-critica é o factor mais dificil de assumir por quem cegamente faz o trabalho e se pega à máxima de que sempre funcionou e portanto não há que mudar. Será assim mesmo? Os metodos de gestão utilizados no seculo XX estão actuais para o seculo XXI? Gerir pessoas é igual para qualquer empresa? É ou não importante traçar objectivos diferenciados por pessoas, departamentos e áreas de intervenção?
É sobre isso que me vou debroçar esta semana.