terça-feira, abril 05, 2005

O mundo perdeu o seu Líder mais emblemático

Pouco há a dizer quando o portador da paz desaparece... Embora esperada a morte de um símbolo como Karol Woytila, não é só a Polónia que perde o maior responsável pela sua liberdade... É o Universo que perde o maior líder de todos os tempos.
São poucos e desculpem a minha memória pequena, os líderes que se podem intitular como líderes Universais, O Papa João Paulo segundo era um dos poucos.
Esperamos que o seu exemplo de luta, dedicação e sofrimento em prol de causas que ele defendeu até à morte tenham por parte do seu sucessor o mesmo empenho e a mesma dedicação. Creio também que todo o universo cristão está preparado para saber que o próximo Papa, não será nunca um substituto de João Paulo II... porque isso é de todo impossível, pedir-lhe que seja actual e coerente já é só de si uma exigência que nem todos os 117 papáveis estão em condições de cumprir.
Deixo aqui uma das frases que durante a minha infancia mais me fizeram adimirar João Paulo II:
-"... Nenhum presidente sabe o que fazer, na presença do Homem que a fé vai trazer. Ele chega, Ele é o Homem vestido de branco, e é por ele e por causa dele, que o mundo também vai mudando..."