terça-feira, maio 10, 2005

Empresas de hoje Parte I

A hiérarquia de uma empresa defina em muito o seu posicionamento no mercado. As empresas tornam-se mais competitivas quanto maior for a proximidade entre os diferentes sectores. Essa proximidade não diz respeito à proximidade interpessoal mas sim à profissional.

Um dos dramas actuais das empresas refere-se precisamente a essa diferenciação, isto é " eu dou-me bem com o meu colega" ou "eu tenho uma visão da parede no seu todo, conheço o meu sector o do meu colega e trocamos ideias sobre o meu trabalho e o dele".
Hoje a competitividade no mercado não se compade-se exclusivamente com o bom relacionamento entre elementos dos vários sectores, é preciso mais do que isso, a esse bom relacionamento é necessário acrescentar a partilha de conhecimentos o aproximar dos sectores e claro está, inverter a pirâmide no serviço ao cliente.