quarta-feira, maio 23, 2007

CAVALOS DE TROIA do Sec. XXI


Todos conhecem o mito dos cavalos de Troia, aos dias de hoje não há Aquiles, nem o relacionamento Grácia-Tróia tem os mesmos contornos de outrora...
Os novos Cavalos de tróia não são feitos de madeira, nem são ofertas dos Deuses, são uma criação natural dos homens dos tempos modernos. Têm vários formatos, do digital, ao organico, do Homem ao frasco... são incontornáveis pela sua envergadura, e julgam-se disfarçaveis pela sua suposta inteligência. Cegos são os que não querem ver, diria eu humilde e ingénuamente.
A globalização permite o crescimento destes cavalos de tróia. Como sabem a globalização não é uma criação do seculo XXI, sendo que em termos comerciais Portugal foi pioneiro na época das descobertas. Também nessa altura começaram a ser implementados termos que hoje nos são familiares. como são os casos das transferências, das parcerias, das capacidades de resposta às necessidades do mercado e da concorrência, entre outros. Hoje parecrias entre empresas teóricamente concorrentes são normais e complementares às necessidades crescentes. Os gurus dos dias de hoje aplicam sem medo da autoriadade da concorrência parcerias que permitem o aumento do cartel de mercado, tende por isso a ser banal. Num triangulo comercial tudo isto é aos dias de hoje tão banal como as OPAS, tão natural como a sub-contratação de recursos... o que não é normal é ter uma das partes com um objectivo claro...que só não vê quem não quer ver;).
Abraços do tamanho do mundo...este que é tão pequeno:-)