sexta-feira, outubro 29, 2004

Para Pais e Mães...Eu sou Pai

Um dia, quando um homem chegou tarde a casa, cansado e irritado apos um dia de trabalho, encontrou esperando por si a porta o seu filho de 5 anos.
* Papa, posso fazer-te uma pergunta?
* Claro que sim; o que e?
* Quanto ganhas numa hora?
* Isso nao e da tua conta; porque me perguntas isso?! - respondeu o homem zangado.
* So para saber; por favor... diz la... quanto ganhas numa hora? -perguntou novamente o miudo.
* Bom... ja que queres tanto saber, ganho 10 Eur por hora.
* Oh!, suspirou o rapazinho baixando a cabeca.
Passado um pouco, olhando para cima, perguntou:
* Papa, emprestas-me 5 Eur?
O pai, furioso, respondeu:
* Se a razao de tu me teres perguntado isso, foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer, a resposta e nao; e de castigo, vais ja para a cama. Vai pensando no menino egoista que estas a ser. A minha vida de trabalho e dura demais para eu perder tempo com os teus caprichos. O rapazinho, cabisbaixo, dirigiu-se silenciosamente para seu quarto e fechou a porta. Sentado
na sala, o homem ficou a meditar sobre o comportamento do filho e ainda se irritou mais; como se atrevia ele a fazer-lhe perguntas daquelas? Como, ainda tao novo, ja se preocupava em arranjar dinheiro? Passada mais ou menos uma hora, ja mais calmo, o homem comecou a ficar com remorsos da sua reaccao. Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 euros; afinal, nem era costume miudo pedir-lhe dinheiro. Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a porta.
* Ja estas a dormir? Perguntou.
* Nao papa, ainda estou acordado, respondeu o miudo.
* Estive a pensar... Talvez tenha sido severo demais contigo - disse o homem. Tive um longo e exaustivo dia e acabei por desabafar contigo; Toma la os 5 Eur que me pediste. O rapazinho endireitou-se imediatamente na cama, sorrindo:
* Oh, papa! Obrigado!
E levantando a almofada, pegou num frasco cheio de moedas. O pai, vendo que o rapaz afinal tinha dinheiro, comecou novamente a ficar zangado. O filho comecou lentamente a contar o dinheiro, ate que olhou para o pai.
* Para que queres mais dinheiro se ja tens ai esse? - resmungou o pai.
* Porque nao tinha o suficiente; agora ja tenho! - respondeu o miudo.
Papa, agora ja tenho 10 Eur, ja posso comprar uma hora do teu tempo, nao posso? Por favor, vem uma hora mais cedo amanha; gostava tanto de jantar contigo...

Pois é... Esta tocou-me...creio ser uma pai bastante atencioso, todavia sei que às vezes também digo ao mau filho, "Leo va la, agora não o pai está cançado... ese calhar nem noto... NÃO há nada melhor que os nosso meninos, e o meu é fabuloso:-)

Send By Alda 28-10