sexta-feira, outubro 29, 2004

A propósito do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

"Exmo. Sr. ou Sr.ª:
Vem isto a propósito do caso Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Nasci e tenho
vivido num pequeno concelho (Pombal) do Litoral-Centro (Distrito de Leiria).
Não milito em nenhum grupo partidário. Sou um simples cidadão nascido seis
anos antes do 25 de Abril de 1974.
E como cidadão, ingénuo a pensar que haveria liberdade de expressão e de
opinião, criei em Julho passado um "blog" na Internet que pretendia ser um
espaço de reflexão e de debate de ideias, com críticas construtivas, sobre o
que está a acontecer na minha Terra.
Nomeadamente sobre a actividade da respectiva Câmara Municipal e outras
instituições.
Esse "blog" num espaço de dois meses registou mais de 6.700 visitas, tendo
sido comentado em grande número por outros cidadãos/munícipes. A respectiva
autarquia, presidida pelo social-democrata Eng. Narciso Mota, nunca usou o
princípio do contraditório. Apesar de reconhecer que alguns dos temas
abordados tinham a sua veracidade, alterou alguns procedimentos, dando razão
ao que por lá se escrevia.
Reconhecendo que o "blog" era incómodo para o Poder (leia-se, Câmara
Municipal), o senhor presidente entendeu que a melhor forma de usar o
"contraditório" era acabar com o mesmo.
Vai daí, entrou em contacto com a direcção/administração da empresa onde eu
trabalhava e denunciou a sua existência, fazendo ver que o "blog" era
"gerido" em horas de expediente.
A direcção da empresa de imediato, e justificando que aquela situação lesava
a relação institucional com a Câmara Municipal, até porque necessitava desta
para legalizar algumas situações pendentes, despediu-me. Isto, não
argumentando com falta de profissionalismo ou de produtividade. Mas sim,
porque o senhor presidente da Câmara assim os contactou para o efeito.
Esclareci a situação e comprometi-me a eliminar de imediato o "blog", o que
foi feito e aceite.
Precisamente um mês depois, e pelo meio alguns encontros realizados entre o
presidente da Câmara e a direcção/administração da empresa, fui novamente
confrontado com o despedimento. E perante duas opções: instauração de
processo disciplinar ou demissão voluntária, optei pela segunda. Ou seja, a
intervenção do senhor presidente da Câmara Municipal de Pombal neste
processo é um facto. Tanto o é que um dos seus vereadores afirmou perante
algumas pessoas "já acabámos com o blog". Esta situação é notoriamente
idêntica à que aconteceu com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Na sua
proporção, obviamente. Mas, com um senão. O meu futuro. Estou desempregado,
com duas crianças de 20 meses para criar, casa e carro para pagar. E esposa
também desempregada. E tanto mais que, ainda há dias, ouvi da boca de um
eventual empregador: "reconheço que és a pessoa indicada para o meu
projecto, mas quando o senhor presidente da Câmara soubesse, caía o Carmo e
a Trindade. E eu não quero ter problemas com esse senhor".
É triste que 30 anos depois de uma revolução, ainda haja quem de uma forma
nojenta e vergonhosa, censure as vozes discordantes para que estas não
expressem livremente as suas opiniões.
Com os melhores cumprimentos

Atentamente
Orlando Manuel S. Cardoso
"
Sen By : NGodinho a 25-10